A Polícia Militar fechou uma estrutura de cultivo e processamento de Cannabis e prendeu três pessoas em uma chácara de Itupeva, nesta terça-feira (25). No imóvel, os policiais encontraram 571 pés da planta, mais de cinco quilos de Cannabis e cerca de 10 litros de extrato, além de óleos, pomadas e outros produtos derivados.
Segundo a PM, a equipe chegou ao endereço após receber denúncias anônimas de que haveria comércio irregular de drogas no local. Ao se aproximarem da propriedade, os agentes relataram ter sentido forte cheiro de maconha.
Três pessoas que estavam na chácara disseram fazer parte de uma Organização Não Governamental (ONG) dedicada à produção de óleo de Cannabis para fins medicinais. Elas apresentaram ordens de habeas corpus que, segundo a polícia, autorizavam o cultivo da planta para uso terapêutico em suas residências.
Durante a fiscalização, no entanto, os policiais afirmaram ter identificado uma quantidade de plantas incompatível com a autorização judicial apresentada. A PM também encontrou no imóvel uma estrutura que classificou como laboratório clandestino, utilizada para o processamento e a extração de derivados da Cannabis.
Ainda conforme a Polícia Militar, durante as diligências, uma mulher apontada como associada da ONG informou aos agentes que o extrato produzido no local era comercializado por R$ 370 a unidade.
Ao todo, foram apreendidos 571 pés de Cannabis, 5,165 quilos da planta, 10 litros de extrato, 195 gramas de raízes, 151 unidades de extrato sublingual, 19 óleos e oito pomadas. Os policiais também recolheram nove galões de produtos estimulantes utilizados no cultivo.
Os três envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise). O material localizado na propriedade foi apreendido e encaminhado para perícia.
Os suspeitos permanecem à disposição da Justiça. A investigação deverá apurar as circunstâncias do cultivo e da produção dos derivados de Cannabis encontrados na chácara, além da eventual comercialização dos produtos.



