Cidade RepórterCidade RepórterCidade Repórter
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Página Inicial
  • Cidades
    • Caieiras
    • Cajamar
    • Francisco Morato
    • Franco da Rocha
    • Jundiaí
    • Mairiporã
    • São Paulo
  • Brasil
  • Notícias
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Moda
    • Policia
    • Politica
    • Saúde
    • Esportes
    • Tecnologia
  • Geral
  • Entretenimento
LENDO: SP confirma primeiro caso de sarampo em 2026 em bebê com histórico de viagem à Bolívia
Font ResizerAa
Cidade RepórterCidade Repórter
Search
  • Home
    • Home News
  • Categories
  • Bookmarks
    • Meus Interesses
    • Lista de Leituras
  • More Foxiz
    • Sitemap
Follow US
São PauloSaúde

SP confirma primeiro caso de sarampo em 2026 em bebê com histórico de viagem à Bolívia

Redação - Cidade Repórter
Última atualização: 11 de março de 2026 13h35
Redação - Cidade Repórter
Published: 11 de março de 2026
Compartilhar

O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (10) o primeiro caso de sarampo registrado em 2026 no estado de São Paulo. A paciente é uma bebê de seis meses, moradora da capital paulista, que não havia sido vacinada e possui histórico recente de viagem à Bolívia, país que enfrenta um surto da doença.

Conteúdos
  • Surto na Bolívia preocupa autoridades
  • Doença altamente transmissível

De acordo com a pasta, a criança apresentou os primeiros sintomas — febre e exantema (manchas na pele) — no dia 8 de fevereiro. Ela havia viajado para a Bolívia entre os dias 25 de dezembro de 2025 e 25 de janeiro de 2026.

O caso vinha sendo acompanhado por equipes de vigilância epidemiológica do município de São Paulo, do governo estadual e do Ministério da Saúde. A confirmação ocorreu em 4 de março, após a conclusão do sequenciamento genômico realizado por um laboratório de referência.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que a suspeita foi notificada em fevereiro e confirmada por exames laboratoriais neste mês. Diante da ocorrência, o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado emitiu um alerta na segunda-feira (9).

Segundo o Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Paulo já adotou as medidas previstas em situações desse tipo, como investigação epidemiológica, bloqueio vacinal, intensificação da vacinação e monitoramento das pessoas que tiveram contato com a paciente. O acompanhamento deve ocorrer por 30 dias.

Este é o primeiro caso de sarampo confirmado no estado neste ano. Em 2025, São Paulo registrou dois casos importados da doença, ambos relacionados a viagens internacionais.

Surto na Bolívia preocupa autoridades

Desde o ano passado, a Bolívia enfrenta um surto de sarampo que tem acendido o alerta das autoridades sanitárias brasileiras, especialmente nas regiões de fronteira. Até agosto de 2025, o Brasil havia registrado ao menos 22 casos importados do país vizinho, a maioria no Tocantins.

Em novembro do ano passado, o Brasil voltou a receber o certificado de país livre do sarampo, após ter perdido o status em 2019, quando houve aumento de casos associados à queda nas taxas de vacinação.

Doença altamente transmissível

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente entre pessoas não imunizadas. Por isso, autoridades de saúde reforçam que todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente para investigação.

A Secretaria de Estado da Saúde destaca que a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção. A vacina tríplice viral, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é considerada segura e eficaz.

O governo estadual orienta a população a verificar a situação vacinal, principalmente antes de viagens nacionais ou internacionais. Profissionais das áreas de saúde, educação, turismo, transporte e alimentação também devem manter o esquema vacinal atualizado.

Redação - Cidade Repórter

TÓPICOS:São Paulo
Compartilhar
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Bluesky Copiar Link

Siga-nos

Acompanhe o Cidade Repórter nas Redes
172kCurtir
78.5kSeguir
23kInscrever

Categorias

  • Cidades
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Tecnologia
  • Empregos
  • Brasil
  • Entretenimento

Sobre nós

Somos o maior veículo de comunicação da região, contemplando o eixo Caieiras-Jundiaí.
Links Rápidos
  • Página Inicial
  • Lista de Leituras
  • Meus Interesses
Categorias
  • Cidades
  • Notícias
  • Brasil
  • Geral

Assine Nossa Newsletter

Receba, gratuitamente, as novidades do Cidade Repórter

EM BREVE!

Cidade Repórter - CNPJ 58.953.763/0001-37

Notícias Relacionadas

MairiporãSaúde

Mairiporã terá exames e atividades gratuitas pelo Outubro Rosa no dia 28

Cidade Repórter
23 de outubro de 2026
JundiaíSaúde

Jundiaí terá vacinação gratuita no Maxi Shopping neste sábado (24)

Cidade Repórter
22 de outubro de 2026
Francisco MoratoSaúde

Francisco Morato é selecionada para projeto internacional de prevenção ao HIV

Cidade Repórter
21 de outubro de 2026

Categorias

  • Cidades
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Tecnologia
  • Empregos
  • Brasil
  • Entretenimento

Sobre nós

Somos o maior veículo de comunicação da região, contemplando o eixo Caieiras-Jundiaí.
Links Rápidos
  • Página Inicial
  • Lista de Leituras
  • Meus Interesses
Categorias
  • Cidades
  • Notícias
  • Brasil
  • Geral

Assine Nossa Newsletter

Receba, gratuitamente, as novidades do Cidade Repórter

EM BREVE!

Cidade Repórter - CNPJ 58.953.763/0001-37

© Cidade Repórter. Todos os Direitos Reservados
adbanner
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?