Uma falha técnica na rede global da Cloudflare, empresa responsável por fornecer infraestrutura essencial para o funcionamento de sites e aplicativos, causou instabilidade e deixou centenas de plataformas temporariamente indisponíveis em vários países nesta terça-feira (18).
Por volta das 9h, a empresa confirmou que investigava a origem do problema, que atingiu serviços como Gov.br, ChatGPT, a rede social X e o Spotify. Pouco antes do meio-dia, a Cloudflare anunciou ter resolvido a falha, mas alertou que os efeitos poderiam continuar por mais algum tempo até que todas as plataformas normalizassem seus sistemas.
“Estamos trabalhando em uma correção para resolver esse problema e continuamos monitorando a situação para identificar quaisquer outros incidentes”, informou a companhia. Às 12h40, no entanto, reconheceu que “diversos problemas persistiam”.
Ao longo da manhã, milhares de usuários relataram, no site Downdetector — que monitora registros de falhas na internet — dificuldades para acessar páginas e aplicativos. Em alguns casos, os sites carregavam parcialmente, sem exibir todo o conteúdo.
A Cloudflare atua como intermediária entre servidores e usuários, oferecendo serviços que prometem mais segurança, desempenho e confiabilidade no acesso à internet. A empresa opera por meio de uma ampla rede de borda, com servidores distribuídos globalmente, capazes de acelerar o carregamento de páginas e proteger sistemas contra ataques digitais.
O incidente reforça a dependência da infraestrutura da Cloudflare por parte de empresas e órgãos públicos que utilizam seus serviços para garantir estabilidade e proteção online.





