A Uber implementou novas regras para as modalidades de transporte Comfort e Black, resultando na exclusão de carros lançados recentemente, como o Renault Kardian e o Citroën Basalt. A decisão, que afeta a rentabilidade de motoristas que se endividaram para adquirir veículos novos, tem gerado forte reação e revolta nas redes sociais.
Douglas Silva, motorista no Rio de Janeiro, adquiriu um Basalt zero-quilômetro no final de junho, acreditando que o SUV atenderia à família e “todas as categorias dos dois aplicativos”, em referência também à 99. “Colegas estavam para buscar o carro, já tinham dado entrada e pediram o dinheiro de volta na concessionária. Uns conseguiram desfazer o negócio a tempo, mas outros, como eu, que comprei o carro há três meses…”, lamentou Silva. Ele quitou apenas três das 48 parcelas do financiamento. “Paguei só três parcelas do financiamento e ainda faltam mais 45”, desabafou, revelando ter dado R$ 30 mil de entrada.
A partir de 5 de janeiro de 2026, a Uber não aceitará sete modelos na categoria Black: Renault Kardian, Citroën Basalt, Caoa Chery Tiggo 3X, Peugeot e-2008, Hyundai Kona Hybrid, JAC J3 Turin e iEV40. “Foi tão repentino que ainda não consegui parar para analisar”, explicou Silva, que agora estuda a possibilidade de devolver o carro.
Jonas Silva, com quase cinco anos na plataforma, está na mesma situação. Comprou o Citroën Basalt no lançamento, financiou em 60 meses, pensando especificamente na categoria Black. “Não fazia ideia de que isso iria acontecer. Até porque é um carro que atende, é novo, tem espaço interno bom, tem porta-malas e todo mundo elogia”, contou. Com a proximidade da mudança, Jonas planeja dar prioridade à 99, já que as tarifas do Comfort, onde o veículo será rebaixado, são consideradas ruins.
Outro motorista, Eduardo Guimarães, que tem mais de mil corridas no Black, investiu R$ 117 mil em um Basalt há quatro meses, após análise e pesquisa, com foco no Black. Ele classificou a atitude da empresa como “covardia”. “A gente tenta fornecer o melhor serviço possível e a Uber faz isso”, esbravejou. Guimarães, que contava com o Black para atingir sua meta diária, sinalizou que pode deixar a plataforma se a situação se tornar insustentável.
O Posicionamento da Uber
Além dos modelos Black, a empresa também retirou o Renault Logan da categoria Comfort, que não será mais aceito a partir de 5 de julho de 2026.
Em nota, a Uber justificou as alterações afirmando ter realizado pesquisas com usuários e análises do mercado automobilístico, que indicaram a “necessidade de atualizar a base de veículos aceitos nas categorias”. A empresa afirmou que os veículos foram definidos com base em aspectos apontados pelos usuários como importantes para a escolha das viagens Comfort e Black.
A Uber também anunciou futuras mudanças para a modalidade UberX, que dependerão da regulamentação de cada município. Em cidades como Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo, onde o limite de idade é de 10 anos, veículos com ano de fabricação 2015 ou anterior não receberão mais viagens UberX.
Fonte: UOL




