O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (16), que possivelmente concorrerá novamente ao Palácio do Planalto, atrelando a possibilidade diretamente à sua condição de saúde.
A manifestação ocorreu durante o 16º Congresso do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), em Brasília. O PCdoB integra, junto com o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PV (Partido Verde), a Federação Brasil da Esperança.
“Eu, possivelmente, serei candidato a presidente outra vez, se eu estiver com saúde. Mas, vou ser candidato para o quê? Para continuar falando de Bolsa Família, Luz para Todos? Eu preciso pensar em um país maior. Tem que ser um país em que as pessoas acreditem que possa ser construído”, declarou Lula. Ele ainda citou que a eleição de 2026 será marcada por uma disputa direta entre a extrema direita e a esquerda.
O presidente, que completa 80 anos no próximo dia 27, se tornará o primeiro chefe do Executivo brasileiro octogenário no exercício do poder. Em falas anteriores, Lula já havia sinalizado que só não disputaria o pleito de 2026 “se tiver algum problema de saúde ou se aparecer algum candidato melhor”, argumentando que “80 anos de idade é o tempo da maturidade máxima do ser humano”.
Recentemente, uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada no início do mês, apontou que, se a eleição ocorresse hoje, Lula venceria qualquer adversário em um eventual segundo turno.






