Durante a Semana Nacional de Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) ampliou em cerca de 60% suas operações para combater a direção sob efeito de álcool. Ao todo, foram abordados 42,4 mil motoristas — número 58% maior que o registrado no mesmo período em 2024.
Neste ano, foram realizadas 56 ações com uso de bafômetro, aumento de 36,6% em relação às 41 operações do ano anterior. Em 2024, 26,7 mil condutores foram fiscalizados, já representando crescimento de 61% em comparação a 2023, quando 35 operações abordaram 16,5 mil veículos.
Segundo o Detran-SP, a alcoolemia — presença de álcool no sangue — é o segundo maior fator de acidentes e mortes no trânsito, perdendo apenas para o excesso de velocidade. Por isso, a fiscalização segue como prioridade nas ações do órgão.
Além das blitzes contra álcool ao volante, a semana contou com reforço nas Operações Transporte Escolar Seguro (OTES). Foram 43 operações em 2025 — quase três vezes mais que as 15 realizadas em 2024 — resultando na abordagem de 229 veículos de transporte escolar em todo o estado.
Os motociclistas, grupo com maior índice de mortalidade no trânsito, também receberam atenção especial. Ao todo, 28 operações específicas foram realizadas, fiscalizando 2.605 condutores. As ações incluíram checagem de equipamentos de segurança, como capacete e cinto, e orientações sobre comportamento seguro no trânsito, voltadas não só a motociclistas, mas também a motoristas de veículos de passeio e transporte escolar.