Um projeto de lei protocolado nesta quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) propõe a mudança de nome da Estação Franco da Rocha, da Linha 7-Rubi da CPTM. A proposta sugere que o local passe a se chamar “Estação Juquery-Franco da Rocha”.
De autoria do deputado estadual Maurici (PT), o PL 645/2025 atende a uma solicitação do Conselho Municipal de Políticas Culturais da cidade. O objetivo é valorizar a história local e resgatar a antiga denominação da estação, que, ao ser inaugurada em 1888 pela São Paulo Railway, levava o nome de Juquery.
Na justificativa, o parlamentar destaca a importância da preservação da memória cultural e defende que a mudança reforça a identidade histórica do município. O texto cita, inclusive, a Constituição Federal de 1988 como base legal para a proteção do patrimônio cultural, incluindo a toponímia – os nomes de lugares – como parte fundamental desse patrimônio.
A proposta também tem respaldo do CONDEPHAAT, que já tombou o prédio original da estação como bem de valor histórico. Além da referência ao nome anterior da cidade, o termo “Juquery” está diretamente ligado ao hospital psiquiátrico idealizado pelo médico Francisco Franco da Rocha — figura que inspirou o atual nome do município.
A proposta será agora analisada pelas comissões internas da Alesp antes de seguir para votação em plenário.