A presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB), Renata Sene (Republicanos), representou o Brasil na 24ª Conferência Anual do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), realizada de 21 a 23 de maio em Córdoba, na Argentina. O evento reuniu especialistas de diferentes países para discutir estratégias de fortalecimento da participação cidadã e gestão pública colaborativa.
Renata integrou o painel sobre “Governança Metropolitana, Cooperação Federativa e a Experiência do OCPF”, onde destacou a importância da articulação entre municípios para enfrentar os desafios urbanos das grandes regiões metropolitanas. Ex-prefeita de Francisco Morato, ela apresentou experiências de sua gestão, com foco em políticas públicas desenvolvidas de forma integrada com outras cidades da Grande São Paulo, especialmente nas áreas de mobilidade urbana, habitação e assistência social.
“É uma alegria compartilhar a experiência da minha cidade e também os desafios vivenciados por estar em uma região metropolitana. Após ser eleita, veio o desafio de compor com a cidade, utilizando metodologias participativas no processo democrático. Foi assim que promovemos o primeiro PPA participativo da história de Francisco Morato”, destacou Renata.
Com o lema “Conectar, Integrar e Humanizar: As cidades perante o desafio de construir comunidade”, a conferência abordou modelos de administração baseados na escuta ativa e na construção coletiva das políticas públicas.
Criado em Barcelona, em 2001, o OIDP promove o intercâmbio internacional de boas práticas em participação democrática. A cada edição, a conferência é realizada em uma cidade diferente da rede de membros — Porto Alegre, no Brasil, é uma das fundadoras da iniciativa.
A presença de Renata Sene no evento reforçou o protagonismo brasileiro nas discussões sobre inovação pública, inclusão cidadã e direito à cidade, evidenciando o papel das fundações e das lideranças locais na promoção de uma governança mais aberta e participativa.