De acordo com informações de moradores do local, um cavalo que estava solto no centro de Francisco Morato próximo ao CSU, tomou um tiro no meio da barriga durante a madrugada desta sexta-feira (12).
Ao amanhecer do dia os moradores viram a situação do animal que estava todo ensanguentado e perdendo muito sangue. Eles entraram em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Francisco Morato, que foi até o local e realizou exames no animal para saber o real estado de saúde dele.
Ainda de acordo com informações dos moradores, o veterinário informou que o estado de saúde do cavalo estava bem crítico e que o mesmo será infelizmente sacrificado.
Ninguém sabe quem teria atirado no animal ou por qual motivo.
A Prefeitura de Francisco Morato criou uma lei , que regulamenta a apreensão de animais de grande porte soltos nas vias e logradouros públicos, onde o animal é apreendido e levado para um lugar seguro. O possível proprietário terá 15 dias para liberação do seu cavalo, pagará uma multa e deve comparecer dentro do prazo estabelecido ao Departamento de Meio Ambiente com RG, CPF e comprovante de endereço. No começo desse mês 5 cavalos foram apreedidos pela Prefeitura de Francisco Morato.
Soltar ou abandonar animais de grande porte nas vias públicas pode acarretar risco a pedestres, motoristas e ciclistas, além de caracterizar maus tratos desses animais. Para denunciar e solicitar a remoção entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente no telefone 4489-8973, ou por e-mail: meio.ambiente@franciscomorato.sp.gov.br.