CidadesDestaqueFrancisco Morato

Morato passa pela “Operação Chuvas de Verão” sem vítimas na cidade

450leituras

A “Operação Chuvas de Verão” da Defesa Civil Estadual foi iniciada no dia 01 de dezembro e finalizada no dia 31 de março às 23h59. A ação é uma parceria entre o órgão e o instituto de meteorologia e consiste em monitorar áreas do Estado onde possam ocorrer problemas como alagamentos e deslizamentos, e fazer o contato com o órgão municipal, Francisco Morato não teve vítimas causadas pelas chuvas nos primeiros meses de 2017.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Aleksander Sakowicz, o foco das operações na cidade foi a preservação humana. “Passamos por duas grandes enchentes na cidade, sendo as maiores dos últimos 60 anos, apesar da perda material, a prioridade foi ir até os locais mais suscetíveis a desastres causados pelos temporais para tentar tirar as pessoas antes que eles aconteçam e assim nós fizemos deixando o nosso número de vítimas em zero”.

Cerca de 80 pessoas que deixaram suas casas estão recebendo o auxílio aluguel da prefeitura através da homologação do estado de emergência, os moratenses também estão contando com o complemento do aluguel social do Estado por meio do CDHU. No ano passado, mesmo após a grande tragédia que vitimou oito pessoas, a prefeitura não foi capaz de conseguir esta homologação e não teve acesso aos recursos.

Auxílio da tecnologia

Além do trabalho humano, um aplicativo inédito na região foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da prefeitura. O aplicativo, disponível no site oficial, permitia que qualquer pessoa pudesse informar um local de risco, usando a localização por GPS e até mesmo enviando uma foto do local.

Por meio do aplicativo, 122 notificações foram recebidas e todas foram verificadas.