CidadesCulturaDestaqueEconomiaEducaçãoFrancisco MoratoNotíciasPoliticaSão Paulo

Veja como foi o primeiro PPA de Francisco Morato

151leituras

Na noite da última quarta-feira (16) aconteceu a primeira reunião do Plano Plurianual Participativo o PPA em Francisco Morato, que foi realizado no bairro da Vila Espanhola no salão da Igreja São Benedito, serão ao total onze encontros em diferentes partes da cidade, onde a população poderá decidir os caminhos que serão seguidos e as ações que serão executadas pelo Governo Municipal durante os próximos quatro anos.

O primeiro encontro reuniu pessoas dos bairros Belém Capela, Parque Belém, Jardim Constância, Chácara das Rosas e Jardim Santa Rosa, a população começou a chegar no salão da igreja por volta das 19h com uma grande expectativa. Todos os secretários da cidade estavam presentes ao lado da prefeita Renata Sene, vereadores da Câmara Municipal também acompanharam e participaram da reunião.

A reunião começou e todo o espaço ficou lotado, 137 pessoas foram credenciadas, a prefeita Renata Sene foi conduzindo a reunião, começando com a apresentação de dois vídeos sobre o PPA para a população. Depois foram iniciadas as rodas de conversa, cada pessoa que foi até a reunião ganhou na entrada uma etiqueta com uma bolinha colorida mais o seu nome. Foram cinco cores, cada cor representado uma área da cidade, a cor azul representando a Saúde, preto Assistência Social, vermelho Obras, amarelo Educação, verde Cultura Esporte e Lazer.

Cada cor representado uma área da cidade

O público foi separado por suas cores e montadas rodas de conversa com os secretários de cada área. A dona de casa Dione Ferreira de 47 anos moradora do bairro da Vila Espanhola ficou na na área da saúde e veio cobrar por melhorias, “a saúde da cidade tá ruim, tem poucos médicos, falta remédios e funcionários, principalmente no posto do Jardim Rosas que é bem difícil”, relatou a moradora a nossa equipe.

Dona de casa Dione Ferreira que cobrou melhorias na área da saúde

Na área da edução muitos querem a reestruturação e equipar as escolas municipais, “é importante para as crianças, pois não adianta ter creches lotadas e não ter uma estrutura para recebê las, então conversamos isso durante a roda de conversa”, disse a auxiliar de educação Luana Viegas, que apontou diversas outras questões para a área da educação.

“A segunda prioridade para a educação que eles apontaram e fazer parcerias com o governo do estadual e federal para desenvolver programas para a educação inclusiva para fazer que todas as crianças tenham sucesso na sua aprendizagem”, falou a secretária de educação Lélia Hartmann.

Secretária de educação Lélia Hartmann.

Vereadores da cidade também participaram das rodas de conversa e discutiram junto com a população, “falamos sobre mobilidade urbana, sobre a estação da CPTM, sobre a questão das enchentes, foi algo muito bacana de participar”, falou o vereador Ildo Gusmão que participou do grupo de obras.

Vereador Ildo Gusmão

Cada grupo, debateram e montaram duas prioridades de cada área, além de perguntas que foram feitas para a prefeita Renata Sene. No esporte foi cobrado a revitalização do Centro Social Urbano (CSU), na pasta da saúde moradores cobraram para a prefeita a abertura da UPA – Unidade de Pronto Atendimento 24hrs e a criação de um centro de zoonoses, na área da Assistência Social foi cobrado mais inclusão para as pessoas com deficiência e na pasta de obras a implantação da regularização fundiária e a retomada do prédio da prefeitura que esta abandonado.

A população pode fazer perguntas direta para a prefeita Renata Sene

No final, a prefeita Renata Sene deixou o microfone livre para os participantes fazerem outras perguntas, “vamos organizar o orçamento com as prioridades que a população mesma vai identificar, a população tem razão de fazer suas reivindicações, temos muitas demandas e vamos enfrentar isso juntos, espero que a população participe para fazermos uma desenho bem bonito de Francisco Morato”, disse a prefeita Renata Sene.

Até o dia 30 de agosto serão mais dez reuniões que a prefeitura vai realizar.

Confira na imagem abaixo o horário e as demais localidades:

CONFIRA AS FOTOS DA PRIMEIRA REUNIÃO:

Texto e imagens: Lucas Varjão

[Best_Wordpress_Gallery id=”14″ gal_title=”Primeira Reunião PPA”]