CidadesCulturaDestaqueEntretenimentoEventosFrancisco MoratoNotícias

Francisco Morato receberá primeiro evento itinerante do Centro de Tradições Nordestinas CTN

68leituras
Baião de dois, carne de sol, mungunzá, paçoca, cachaça, rapadura e muito forró pé de serra! É o Nordeste no município de Francisco Morato, região metropolitana de São Paulo! Durante os dias 21, 22 e 23/07, a cidade vai se transformar numa extensão do Centro de Tradições Nordestinas, com a chegada do CTN Itinerante.
Francisco Morato está entre as 10 cidades do estado de São Paulo com o maior número de migrantes do norte e nordeste do país.
Será a primeira festa Nordestina Itinerante do Brasil. O pioneirismo tem o objetivo de divulgar a tradição e possibilitar aqueles que, há muito tempo deixaram seus locais de origem, matem as saudades de suas tradições.
O “O Nordeste é Aqui!”  
Em Francisco Morato o evento vai acontecer na Praça Pompilho Bessa em frente à Estação Ferroviária. No local, será montado um grande Palco, barracas de artesanato, Praça de Drinks e quatro grandes restaurantes trazendo comidas típicas, apresentadas em um rico Cardápio Regional. Além dos restaurantes da Praça de Alimentação, serão realizadas atividades culturais e educativas.
Cultura Nordestina em destaque!
Um Museu com relíquias de Padre Cícero e Frei Damião, representando a religiosidade Nordestina será montado no galpão da Prefeitura, também em frente à Praça Pompilho Bessa. A religiosidade é um dos principais pilares do CTN e será representada através de objetos dos seus maiores ícones: Padre Cícero e Frei Damião. O acervo reúne móveis que pertenceram a Padre Cícero, o Sacerdote do nordeste, utensílios e documentos dele, como por exemplo, cartas e seu Título de eleitor.
O cordel Nordestino também estará presente no evento. Serão expostas as produções vindas de vários estados do nordeste. Cordelistas vão fazer apresentações de seus trabalhos em workshops, envolvendo alunos e professores da rede municipal, estadual e particular de ensino. Os cordéis também estarão à venda para os visitantes e colecionadores.
O artesanato também ganhará espaço e destaque no evento. Os produtos nordestinos serão apresentados e comercializados em oito barracas. Bolsas de couro, sandálias, coletes, utensílios para casa e decoração, rendas e confecções nordestinas. Artesãos de Francisco Morato também ganharão espaço para comercializar seus produtos no evento.
Praça de Alimentação
A Praça de Alimentação apresentará o que há de mais tradicional no Cardápio da Culinária Nordestina. Ao todo serão 4 grandes Restaurantes do CTN São Paulo que serão representados no CTN Itinerante. Pratos tradicionais como a Buchada de Bode, Dobradinha e Mungunzá farão parte das delícias apresentadas, ao lado do tradicional Baião de Dois com creme de leite e Carne de Sol.
Os visitantes poderão ainda se deliciar com as sobremesas de doces típicos nordestinos como a Cocada, Canjica, Cartola, tapiocas e ainda com os licores e com sucos de frutas típicas nordestinas, Graviola, Caja, Cajarana e Umbu.
Atendimentos Sociais
O CTN Itinerante vai proporcionar, em parceria com as Entidades locais, Atendimento Social à população, como por exemplo, na área de saúde e na promoção da cidadania através da “Orientação Social” para emissão de documentos
Nos Stands de Atendimentos Socais serão realizados Exames de Vista, aferição de Pressão Arterial, Glicemia e Diabetes e ainda agendamento de atendimento para Emissão de Documentos.
Shows e Apresentações
Haverá shows musicais com bandas de renome, entre eles CIRCULADÔ DE FULÔ, RENNER BAHIA,  com muito forró Pé de Serra, forró tradicional e o melhor do sertanejo com a cantora FERNANDA SALGADO. Repentistas, Trovadores e Emboladores, apresentações de dança cultural e etc. Acompanhe toda a programação através das plataformas digitais.
O CTN – Centro de Tradições Nordestinas – foi concebido como um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo e mantém o trabalho de preservação e valorização da cultura nordestina.
A fundação do CTN foi inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, para mudar o cenário de intenso preconceito e ignorância contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.
Arrecadação de alimentos
O Fundo Social de Solidariedade de Francisco Morato estará presente no evento e deverá arrecadar alimentos a serem distribuídos posteriormente na cidade.  Pede-se que cada um leve um quilo de alimento não perecível, como forma de contribuição e apoio aos mais necessitados.

Comentar